

Interação Humano-Animal
Minha Duplaa
A Intervenção Assistida por Animais (IAA) consiste na introdução intencional de animais selecionados/avaliados e treinados para atuar em contextos da área da saúde, educação e no âmbito social. O profissional que deseja incorporar a IAA na sua prática também deve ter formação.
As modalidades da IAA mais conhecidas e utilizadas no Brasil são: AAA (Atividade Assistida por Animais), TAA (Terapia Assistida por Animais), EAA (Educação Assistida por Animais), por isso, costumo dizer que nem tudo é terapia!
Algumas pessoas confundem intervenção assistida por animais com interação humano-animal. É compreensível a confusão. Vou explicar de forma simples:
1. interagir com um animal envolve tanto passar por um cão na rua e pedir para fazer um carinho (sempre peça ao condutor).
2. Visitar um amigo que tem cachorro pode ser um momento de interação.
3. Uma sessão de IAA envolve a interação humano-animal, porém de forma intencional, ou seja, com planejamento, objetivos, além de conduzida por profissionais com formação em IAA.
Humanos e cães formam duplas na vida e no trabalho. Eu não sou diferente e tenho minhas duplaas caninas.
Meu propósito é a promoção de conhecimento sobre a convivência responsável e saudável com animais de companhia e a disseminação da Intervenção Assistida por Animais à luz de uma prática ética e responsável que beneficie humanos e animais.
Minha Duplaa Educação
Para quem é: cachorreiros e cachorreiras de plantão que desejam conhecer mais a respeito da interação e do vínculo humano-animal, isso inclui profissionais das áreas da saúde, tais como: psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, enfermeiros, etc, assim como profissionais da área da educação.
É um espaço organizado para compartilhar conhecimento sobre interação humano-animal (IHA).